A pré-qualificação da licitação internacional para a ampliação do Porto do Pecém, no Ceará, foi publicada nesta quarta, 8, no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao todo, dois consórcios foram selecionados e reúnem players brasileiros e estrangeiros. São eles:
Consórcio Jan De Nul - Tucumann, formado pelas empresas Jan De Nul NV, Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda e Tucumann Engenharia e Empreendimentos Ltda
Consórcio CAP - Ampliação Pecém, composto por Construtora Marquise S/A, CCCC China Communications Construction Company Ltd e Cosampa Construções Ltda
O projeto prevê um novo berço no Terminal de Múltiplas Utilidades para o avanço da cadeia de hidrogênio e amônia verde no Estado, com foco na exportação. Hoje, o equipamento tem 10 berços de atracação, que conseguem movimentar anualmente 28 milhões de toneladas.
Além disso, o local vai receber R$ 675 milhões em investimentos captados com o Banco Mundial, o Fundo do Clima e recursos próprios da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp S.A).
No píer, será movimentada a amônia verde produzida pelas empresas na Zona de Processamento de Exportação do Ceará e transportada em dutos que ligam as usinas ao porto.
A decisão, tomada por unanimidade pelo colegiado da Comissão de Coordenação de Contratações (CCC), da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), abre caminho para os consórcios participarem da fase de Solicitação de Propostas (SDP).